Pages

sábado, 7 de setembro de 2013

Botafogo 3 x 1 Coritiba - Campeonato Brasileiro - Português

Coritiba não consegue lidar com os números do Botafogo no ataque , apesar de ter mais posse de bola. Rafael Marques faz um gol e dá uma assistência, mas o seu trabalho tático é a chave para a vitória da equipe. Ele ajuda no meio-campo, cobre para Seedorf e ainda consegue ser uma ameaça constante no ataque. Depois da expulsão de Renan, Coritiba domina posse, mas não ameaça muito. As poucas boas chances vem de Alex, mas ele não recebe a bola o suficiente.




Aquecimento

Botafogo e Coritiba começaram o campeonato muito bem, lutando pela liderança nas primeiras rodadas. Este último viu uma queda na classificação de terceiro para sexto depois de Alex se machucar, mostrando o quão importante ele é para esse time. Botafogo também estava em um momento ruim, tendo sido o líder apenas duas rodadas antes deste jogo, mas não conseguiu vencer os dois jogos seguintes, começando a rodada em quarto. Portanto, este era um jogo de duas equipes procurando uma rápida recuperação na luta pelo título.

Botafogo teve que lidar com algumas perdas de jogadores chave. Vitinho foi vendido ao CSKA em um movimento surpreendente que viu a principal fonte de velocidade no ataque ir embora. Lodeiro e Jefferson estavam em trabalhando para a FIFA . Dos quatro homens de frente, o Fogão tinha apenas Seedorf e Rafael Marques. Elias jogou no ataque. E o jovem Hiury veio para substituir Lodeiro, com Renan no gol. Na lateral-direita, Edilson começou porque Lucas e Gilberto estavam machucados.

Coritiba estava sem um monte de jogadores, especialmente Deivid, o principal atacante da equipe, e Leandro Almeida, zagueiro. Luccas Claro jogou em seu lugar.

O 4-4-2 do Botafogo

Botafogo pressiona com sua linha de frente. Rafael Marques volta ajudando Seedorf. Victor Ferraz cola em Seedorf deixando espaço as suas costas. Vitor Junior com muita liberdade.
A equipe de estrela solitária joga de maneira bem fluida com seus quatro homens de ataque. Quando eles tinham Vitinho e Lodeiro, a rotação era intensa de forma que todos eles se tornavam o centroavante, em algum momento no jogo. Para este jogo, como haviam dois novos jogadores no elenco, ainda não acostumados com a maneira como o time joga, a atitude foi um pouco mais pragmática, pelo menos no lado direito. Hiury manteve uma posição padrão na ponta direita, usando sua velocidade para buscar o cruzamento, e Elias desempenhou um 9. O lado esquerdo foi muito mais interessante. Seedorf joga como meia esquerdo, criando jogadas. Ele joga mais atrás do que o ponta  do outro lado, trazendo a bola pro seu pé direito

Isso causa problemas porque quando o outro time é um 4-2-3-1 como o Coritiba , o ponta adversário - Vitor Júnior - está lidando com o lateral esquerda - Julio Cesar. E se o lateral direito adversário opta por sair e lidar com Seedorf, ele deixa uma enorme lacuna que pode ser explorada por um atacante rápido. Foi assim que o Botafogo marcou o segundo gol. Victor Ferraz estava seguindo Seedorf quando Rafael Marques recebeu um passe de Dória nesse espaço e cruzou para Hiury para marcar.

Isto traz o outro fator-chave para o sucesso do sistema do Botafogo: Rafael Marques. Com dois atacantes e Seedorf jogando pela esquerda, a equipe pode ficar sobrecarregada no meio-campo. Isso foi compensado pelo ritmo de trabalho do atacante. Quando o goleiro do Coritiba tinha a bola, os homens de frente do Bota pressionavam rapidamente a linha de defesa, muitas vezes acompanhado por Gabriel, dificultando a saída de bola. Coritiba perdeu a bola com facilidade, e ficavam vulneráveis ​​a  quantidade de jogadores com a qual a equipe da casa atacava. Isso ajudou Botafogo  a dominar os primeiros 20 minutos, nos quais conseguiu marcar o primeiro gol, pressionando e sobrecarregando Coritiba em sua defesa.

Quando o Coritiba finalmente foi capaz de estabelecer seu ritmo de passes rápidos, e o Botafogo diminuiu a pressão, Rafael Marques efetivamente tornou-se um terceiro homem no meio-campo, ao lado de Gabriel e Marcelo Mattos . Ele também cobria na ala esquerda para Seedorf, que tinha a liberdade de colocar-se em posição para lançar contra-ataques. Elias também voltava, e o holandês se tornava o jogador mais avançado.

(Gol de Placa do Hiury )
Nenhuma análise tática aqui. Hiury recebeu a bola perto da ala direita e driblou lindamente, girando dentro da área do Coritiba. Assista:



Alex

Mesmo com o Coritiba tendo mais a posse de bola a partir dos 25 minutos do primeiro tempo, Alex não conseguiu impactar o jogo. Gabriel e Marcello Mattos, voltavam para recompor a defesa e ajudavam a deixar o Botafogo mais compacto na frente da defesa. Isso efetivamente negou-lhe qualquer espaço para criar. Mas nas poucas vezes em que recebia a bola ficou claro o tipo de perigo que ele poderia trazer para Botafogo.

A segunda metade começou melhor, com Alex deixando Maykon - que entrou no lugar de Geraldo - em condições de finalizar. Ele jogou mais alinhado com Julio Cesar - o atacante . Maykon e Vitor Júnior foram os pontas. Apesar disso, Vitor Júnior teve mais liberdade para rodar todo o campo, muitas vezes vindo pegar a bola com os volantes, em vez de ficar em posição para receber os passes.

Coritiba com mais um. Alex e Lincoln tentando criar, mas Botafogo compacto na defesa, Rafael Marques na esquerda e Seedorf no meio.

Quando Renan recebeu um cartão vermelho por uma falta cínica em Gil, Botafogo se colocou em posição de defesa, com Rafael Marques fechando pela esquerda e Seedorf como um falso nove. Coritiba naturalmente teve mais a bola, e, finalmente, colocou Lincoln para tentar acuar o Botafogo e criar mais chances. Mas o problema era que Alex ficou preso entre volantes do Fogão. Ele teve que voltar para pegar a bola, ficando mais distante do gol adversário. Também não ajudou que Julio Cesar tomou um cartão amarelo e foi substituído preventivamente e que Maykon tomou dois e foi expulso. Vitor Junior, a última boa opção, passou o jogo com a liberdade de rodar, mas nunca estava em boa posição para receber de Alex, e também não voltava acompanhando o lateral.

Conclusão
O sistema fluido e sólido do Botafogo lhe deu a vantagem neste jogo. Eles sobrecarregaram o Coritiba no inicio da partida, e defenderam bem durante todo o jogo, negando o espaço que Alex precisava para se impor. Também parece que encontraram um substituto a altura de Vitinho. Com Lodeiro e Jefferson, a expectativa é de luta até o final em busca do titulo do Campeonato Brasileiro 2013 .

Coritiba mostrou sua vocação ao ataque, mas defendeu mal, com recomposição muito lenta dos homens de frente. Se no Botafogo Seedorf está bem coberto por seus companheiros de equipe, Alex não tem a mesma sorte, deixando a equipe exposta. Se ele não conseguir fazer a diferença, a defesa não pode ser confiada.

Como o fim do primeiro turno, o Botafogo renova suas esperanças. Eles passaram de líderes a quarto colocado em apenas duas rodadas, mas recuperaram um lugar e ainda estão na luta pelo titulo. O Coritiba, no entanto, provavelmente lutará por um lugar na Libertadores, já que a distância para o líder parece ter se tornado grande demais agora.

0 comentários:

Postar um comentário