Pages

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os Craques do Outro Lado - Croácia

Conheça os melhores jogadores dos adversários que o Brasil irá enfrentar. Destaque para o trio de meio-campo da Croácia, possivelmente de toque mais refinado que o brasileiro, ainda que falte um pouco de pegada. Modric, Rakitic e Kovacic só perdem em técnica para o meio-campo da Espanha nesse mundial. Por último, o bom lateral e capitão croata Srna, que deve travar boa batalha com Neymar nesse jogo.



Luka Modric

A estrela da companhia, o pequeno meio-campista foi campeão da Liga dos Campeões pelo Real Madrid nessa temporada, fazendo boa dupla com Xabi Alonso ao longo do ano. Como são dois jogadores bastantes técnicos, eles compensaram na parte defensiva com excelente posicionamento. Modric pode jogar como segundo volante, posição mais comum para ele, mas também como primeiro volante, iniciando a construção das jogadas a partir de uma posição mais recuada ou ainda como camisa 10, como fez bastante pela seleção croata. Essa é ainda uma característica de seus dois companheiros de meio campo, o que torna o meio-campo da Croácia um pouco imprevisível, para o bem ou para o mal.

Modric foi contratado pelo Real Madrid do Tottenham pelo sua capacidade de controlar o meio-campo mesmo sob pressão. Assim, o Real buscou alguém que pudesse fazer um pouco do que os Xavi e Iniesta fazem no Barcelona. Modric é muito bom em driblar em espaços curtos no meio campo, escapando da pressão e encontrando seus companheiros.

Modric também teve um avô morto em um bombardeio sérvio, e seu pai serviu na guerra de independência da Croácia. O futebol foi a redoma encontrada pelos seus pais para que ele não conhecesse a brutalidade do conflito.



Ivan Rakitic

Jogou no Sevilla na última temporada, onde foi campeão da Liga Europa. Portanto são dois campeões europeus no meio-campo da Croácia. Destaque do time, ele deve assinar com o Barcelona ainda nesse verão. Nasceu na Suíça, mas optou pelo país dos seus pais com 16 anos.

Rakitic também é capaz de jogar em todas as posições no meio campo, e é tem um porte fisico mais avantajado que Modric, mas talento comparável.  Ele é combativo, mas sua melhor posição é fazendo lançamentos longos precisos e passes incisivos para os companheiros de ataque. Pode ser um pouco esquentado, mas nada crônico. Na Liga Espanhola 13/14, ele foi mais prolifico que Modric fazendo 10 assistências e 12 gols pelo Sevilla, contra 6 assistências e 1 gol de Modric.



Mateo Kovacic

O mais novo do trio, com apenas 20 anos, já é destaque na Internazionale de Milão, mesmo que esta não esteja em seus melhores dias. No time italiano, joga como um criador recuado, ao melhor estilo Pirlo. Estreou pela Croácia nessa posição, onde teve atuação destacada contra os rivais da Sérvia, ajudando a controlar o meio de campo e fazendo passes incisivos desde a saída de bola. Como é novo, ainda não atingiu o mesmo nível de consistências em suas atuações que seus companheiros, oscilando mais. Mas pode ser o dono do jogo em um bom dia.


Darijo Srna

O capitão croata tem 32 anos e joga na lateral direita. É também capitão do Shaktar Donetsk, onde joga com Bernard e outros muitos brasileiros. É um dos jogadores mais consistentes que nunca passou por um grande centro do futebol mundial, não por falta de ofertas. Ganhou a Copa da UEFA em 2009, junto com Fernandinho e Willian, para ficar apenas entre os brasileiros da Seleção.

Apesar de ser um lateral direito em uma linha de quatro padrão Europa, Srna tem destacada vocação ofensiva, chegando a ser artilheiro da Croácia na campanha de classificação para a Copa de 2006, na qual chegou a enfrentar o Brasil. Também tem boa bola parada - Modric e Rakitic. O confronto com Neymar no jogo de abertura será interessante, já que sua ofensividade pode ser uma faca de dois gumes: Se Neymar não o acompanhar ele pode sobrecarregar a defesa brasileira e fazer bons cruzamentos. Se ele se aventurar demais, Neymar terá muito espaço para fazer o que sabe pela ponta-esquerda do Brasil.





0 comentários:

Postar um comentário