James Rodriguez
Até aqui, os números - 5 gols e 2 assistências - deixam claro que James Rodríguez é o melhor jogador da Copa. Mais subjetivamente, esse titulo ainda pode ser dividido com Robben ou Messi, também decisivos para seus times. Mas só o fato desse jovem de 22 anos se colocar ao lado de grandes nomes como do holandês ou do argentino, jogadores de carreiras incrivelmente vitoriosas, já é um depoimento a favor da qualidade demonstrada nesse Mundial.
James ganhou ainda mais notoriedade pelo golaço marcado contra o Uruguai. Ali, na meia-lua, posição tradicional do camisa 10, ele recebeu de Cuadrado e chutou bonito para vencer o goleiro Muslera. Uma obra-prima. Importante ainda para vencer a estratégia do Uruguai, que aposta em defender recuado e tentar o contra-ataque. Com esse gol, toda a estratégia do oponente foi por água abaixo. Esse é o tipo de dano que James consegue causar.
De apenas 22 anos - mesma idade de Neymar - Rodriguez já está na Europa desde 2010, tendo se destacado no Porto jogando ao lado de Hulk e Jackson Martinez, outro destaque colombiano. Na última temporada, o Monaco pagou 45 milhões de euros para contar com o jogador. Quantia à época considerada surreal mas que começa a se justificar.
Juan Cuadrado
Com 4 assistências e 1 gol, Cuadrado é o maior garçom da Copa do Mundo. Ele e James Rodriguez participaram, direta ou indiretamente, de todos os gols da Colômbia. O seu estilo de jogo complementa bem o de seu companheiro. Jogando sempre pelos lados do campo e com um bom repertório de dribles, Cuadrado dá ao time as jogadas de linha de fundo e aceleração no momento do contra-ataque. Em seu clube, a Fiorentina, Cuadrado normalmente joga como ala-direito em um 3-5-2. Mas também pode jogar como ponta pelos dois lados do campo. Gosta de driblar e busca sempre a linha de fundo para conseguir cruzamentos. Uma transferência para o Manchester United é altamente provável, ainda nesse verão europeu.
Pela Colômbia, joga normalmente pela direita, fechando a segunda linha de quatro na fase defensiva, e partindo em disparada quando o time recupera a bola. Preocupação para o setor de Marcelo, que jogará sem a proteção de Luiz Gustavo nesse jogo. Contra o Brasil, a Colômbia deve deixar o Brasil ter a bola, como fez com todos os times menos o Uruguai. Se perder a bola, os brasileiros devem tomar cuidado com a velocidade do camisa 11.
Jackson Martinez
Se ainda não deslanchou e agarrou a titularidade no ataque da Colômbia, o centroavante Martinez já fez dois gols, ambos contra o Japão. Pelo Porto, seu clube, fez 60 gols nas últimas duas temporadas, quando jogou com James Rodriguez. Se seu nome não é nome certo na escalação, ele tem a seu favor o entrosamento com o maestro do time. Martinez é um jogador que tem bom porte físico e velocidade. Tem habilidade tanto com bolas pelo alto quanto por baixo, por isso não hesitar em se movimentar bastante no ataque. É frio na frente do gol, e deve dar muito trabalho para Thiago Silva e David Luiz.
Menção Honrosa: Pablo Armero
O lateral esquerdo da Colômbia vai melhor no ataque que na defesa, mas não é craque de bola. Na empolgação nas comemorações, por outro lado não tem pra ninguém. Confira no vídeo abaixo a disputa de danças no jogo Palmeiras 4 x 3 Santos, em que Neymar e Armero se enfrentaram, e o colombiano consagrou o Armeration!
0 comentários:
Postar um comentário