Pages

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Flamengo 1 x 2 Atlético-PR - Brasileirão 2014

Depois de 45 dias de inatividade, o Brasileirão retorna. O Flamengo experimentou com nova formação, mas parou no inteligente Atlético-PR, que soube usar a pressão da torcida contra o time da casa e jogou usando a velocidade de seus jovens jogadores.



3 zagueiros
Ney Franco escalou o Flamengo com o trio Samir, Wallace e Chicão, seguindo o ressurgimento da formação com 3 zagueiros vista na Copa do Mundo. Considerando a natureza dos laterais/alas/meias do time carioca, é uma opção natural. Léo Moura e André Santos são melhores no ataque do que na defesa, e costuma ser lentos na recomposição. Com o Atlético Paranaense com apenas um atacante, o Flamengo pôde dominar a posse de bola nos momentos iniciais, principalmente trocando passes entre os zagueiros e a dupla de volantes.

Velocidade
O rubro-negro do Paraná estava estreando o novo técnico Doriva, que foi campeão do Campeonato Paulista com o Ituano. Ele montou o Furacão em um 4-1-4-1/4-3-3 que esperava o Flamengo, mas adiantava a linha defensiva de modo a afastar Alecsandro da área. A grande qualidade do time atleticano é a velocidade dos seus jovens jogadores. Repetidas vezes o Flamengo parecia vulnerável nos espaços as costas dos alas, que confiavam demais nos 3 zagueiros. Os pontas do Atlético acompanhavam os alas do Flamengo, e partiam em disparada quando seu time recuperava a bola. O gol saiu em jogada de velocidade do ponta-direita Douglas Coutinho, recebendo a bola entre dois zagueiros do Flamengo.

Paulinho machucado
Ainda no primeiro tempo, o atacante Paulinho saiu machucado. No seu lugar, Ney Franco colocou o meia Lucas Mugni. O Flamengo passou a jogar em um 4-4-1-1, com Léo Moura na meia-direita e Wallace fazendo a lateral. O time passou a ter um pouco mais de segurança atrás, e uma leve melhora no meio. As combinações de Mugni, Everton e André Santos produziram alguns bons lances. Do outro lado, Léo Moura e Elano inverteram posições ao longo do jogo, mas também não produziram muito ao longo do jogo. O Flamengo tinha a posse de bola, em um escanteio conseguiu o gol de empate.

Atlético faz mais um
No segundo tempo, mais do mesmo. O Flamengo tinha a bola mas não sabia muito o que fazer com ela. O Atlético esperava e chegou ao gol em um breve momento de pressão, tocando a bola fácil na zaga do Flamengo. Com o placar favorável e a torcida pressionando o rubro-negro carioca, o Furacão se concentrou em contra-atacar, colocando Marcelo Cirino - pretendido pelo Corinthians - em campo para explorar os espaços deixados pelo time da casa, que saiu pro tudo ou nada. Samir se machucou cobrando falta e foi trocado por Nixon. Depois, Elano saiu vaiado para a entrada de Luiz Antonio. O volante chegou com perigo em seu primeiro lance. O Flamengo se estruturava em um 4-2-1-3 com Léo Moura de voltar a lateral. Apesar de alguns bons lances pela direita o placar permaneceu inalterado até o final do jogo, deixando o Flamengo na lanterna do campeoanto.

0 comentários:

Postar um comentário