Pages

sábado, 12 de abril de 2014

Confrontos na Liga dos Campeões

Depois de uma semana emocionante na definição dos semifinalistas - veja Chelsea 2 x 0 Paris e Atlético 1 x 0 Barcelona - o sorteio na sexta-feira definiu os cruzamentos dos quatro sobreviventes: Chelsea, Atlético de Madrid, Real Madrid e Bayern de Munique. Confira os destaques dos confrontos das semifinais da Liga dos Campeões

Chelsea x Atlético de Madrid


Estilos
Dois times que tem estilo baseado em jogadas diretas de contra-ataque, que costumam alternar longos momentos de marcação forte na própria área com alguns de pressão na saída de bola adversária. Assim, o primeiro gol deve ser muito importante, pois forçará o adversário a sair da sua zona de conforto. O interessante deve ser observar em quais momentos os times irão escolher pressionar o adversário. O padrão do Atlético indica que deverá pressionar nos instantes iniciais quando jogar em casa - o que será no primeiro jogo. Ainda que abra o placar, poderá aguentar a pressão do Chelsea ao longo de dois jogos?

Técnicos
Dois técnicos adorados pelos seus torcedores, Mourinho e Simeone são enérgicos a beira do campo e sabem como utilizar a torcida a seu favor. Simeone é o técnico revelação da temporada, conseguindo levar o pequeno - em termos financeiros - Atlético de Madrid, a etapa semifinal da LC, junto com outros três times com investimentos muito maiores. Seu time é moldado a sua imagem e semelhança. Muita vontade e disposição em campo, com o trabalho coletivo muito forte. Isso ficou claro no jogo contra o Barça, onde mesmo sem dois principais jogadores o time teve sucesso em sua estratégia. Mérito do treinador. Já Mourinho retorna ao Chelsea depois de passagens por Internazionale e Real Madrid. Se sentindo em casa, soube organizar o time que era considerado muito "leve" em um time que marca forte e golpeia rápido. Contra o PSG, soube ousar calculadamente colocando atacantes que terminaram o jogo marcando a pressão final do adversário.

Jogadores

- Thibaut Courtois
Courtois quase ficou fora.
A curiosidade do jogo envolve o goleiro do Atlético de Madrid: o jovem belga Thibaut Courtois. Ele joga sua segunda temporada pelo time da capital espanhola, mas está emprestado justamente pelo Chelsea. Como é praxe normalmente nesses casos, existia uma cláusula prevendo multa caso o goleiro enfrentasse seu time. Entretanto, a UEFA invalidou a cláusula minutos antes do sorteio, o que significa que Courtois jogará contra o time a qual "pertence".





Diego Costa
Diego é o melhor camisa 9 hoje.

Ausente no jogo contra o Barcelona, Diego Costa deve retornar contra o Chelsea. É o melhor camisa 9 dos quatro times que restaram. Será testado contra uma forte defesa inglesa, que pode contar com Cahill, Terry e David Luiz, o que promete um confronto cheio de fisicalidade e possivelmente muitas provocações. Para finalizar, o brasileiro naturalizado espanhol está na lista de compras do Chelsea, bom momento para fazer seu marketing pessoal.





- Eden Hazard
Hazard é o maior expoente
 da legião de bons
meia atacantes do Chelsea
Entre os muitos meio-campistas talentosos do Chelsea, o belga é o grande destaque. Sua capacidade de desarticular defesas com dribles e velocidade será testada contra o time que parou Messi e Neymar. Entretanto, o Chelsea é mais coeso no ataque do que era o Barcelona, o que deve aumentar o perigo.







Real Madrid x Bayern de Munique

Estilos
O Bayern de Munique joga hoje com os mesmos principios que guiaram o Barcelona de 2008-2012. Não por coincidência pela presença de Guardiola nos dois times. O preceito absoluto é o do controle da posse de bola. A lógica básica indica: quanto mais a bola eu tenho, mais chances eu crio e menos chance o adversário tem. Entretanto, essa lógica tem sido bem discutida nos últimos anos, principalmente depois do declínio do Barcelona. O Real Madrid é menos extremo. Hoje alia um meio-campo passador com um ataque extremamente veloz, possivelmente o melhor da Europa. Com isso, pode usar a velocidade de Ronaldo e Bale no contra-ataque, como também pode jogar um futebol mais paciente com Xabi Alonso e Modric. 

Técnicos
Se o confronto anterior une dois técnicos enérgicos e provocadores, esse é o confronto de dois gentlemen. Pep Guardiola e Carlo Ancellotti são dois que já venceram a Liga dos Campeões. O primeiro é conhecido por ser um fundamentalista da posse de bola, tendo levado o Barcelona a dois títulos da LC em seus três primeiros anos como técnico de futebol profissional. Já o segundo é um treinador experiente, com passagens de destaque no Milan, PSG e Chelsea, tendo vencido a LC pelo time rubro-negro em 2007. Os grandes méritos de Ancellotti são de sempre conseguir encaixar o maior número de jogadores criativos, mantendo uma estrutura defensiva coesa. No Milan, encaixou Pirlo, Seedorf, Rui Costa, Kaka e Shevchenko. No Chelsea foi campeão da Inglaterra com Ballack, Lampard, Malouda, Anelka, Drogba, e Kalou jogando ao mesmo tempo. No Real, jogam Xabi Alonso, Modric, Di Maria, Ronaldo, Bale e Benzema.

Jogadores
- Phillip Lahm
Lahm representa o Bayern das invenções de Guardiola
O lateral capitão do Bayern e da Seleção Alemã já era consagrado como um dos melhores, senão o melhor lateral da atual geração de futebolistas. Ainda assim, com a chegada de Pep Guardiola, Lahm foi capaz de responder a altura as inovações táticas do treinador espanhol e se reinventou como um meia-central, muitas vezes jogando na base de um triângulo no meio campo do time alemão, a frente dos zagueiros. Por sua versatilidade e competência em fazer múltiplas funções em campo - e em um mesmo jogo - o alemão foi chamado de "jogador mais inteligente que já treinei" por Guardiola - que comandou Messi, Xavi e Iniesta no Barcelona.

- Gareth Bale
O galês contratado do Tottenham no inicio da temporada para ser o parceiro de Ronaldo é um jogador que evoluiu incrivelmente na sua carreira. Começou como lateral esquerdo ofensivo, tão bom que foi logo utilizando como um clássico ponta-esquerda. Jogando nessa posição fez grandes partidas contra a Inter de Milão em 2010, utilizando sua velocidade em confronto direto contra Maicon, então considerado o melhor lateral direito, marcando 3 gols e dando duas assistências em dois jogos na LC. Em seguida, ele saiu da ponta-esquerda e jogou como centroavante, ponta de lança e ponta direita invertido pelo Tottenham. Depois de espetaculares atuações, foi comprado pelo Real por valores astronômicos.

Bale e Ronaldo são as grandes armas do Real
- Cristiano Ronaldo
Atual "melhor jogador do mundo" depois de ficar atrás de Lionel Messi quatro vezes seguida, Ronaldo é a grande força do Real. Potência no chute, velocidade no contra-ataque, dribles curtos e cabeçada forte são algumas de suas qualidades. Ronaldo tem números de artilharia impressionantes no Real Madrid mantendo média de mais de 1 gol por jogo ao longo de mais de 250 partidas pelo time espanhol. Reencontrará Pep Guardiola, o técnico que impediu que seu passagem pelo Real fosse mais recheada de titulos. Taticamente, Ronaldo é a grande força e a grande fraqueza do time. Contra o Bayern que gosta de ocupar o campo adversário, ele pode ser a arma fatal do contra-ataque espanhol. Por outro lado, sua indisposição na recomposição defensiva pode significar que o time espanhol terá um jogador a menos para segurar os alemães.

Palpites? Comentários? Deixe seu recado abaixo.


0 comentários:

Postar um comentário