Pages

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Análise do Jogo - Internazionale 1 x 1 Milan

O dérbi milanês aconteceu sob a influência da vitória memorável do Milan sobre o Barcelona no meio da semana. A grande questão seria como o rubro-negro jogaria. Em situações assim, ás vezes é díficil manter o mesmo nível de concentração, sendo natural uma queda de rendimento. Mas de qualquer forma, o jogo é o maior clássico do país e dos maiores do mundo.

Com Balotelli de volta ao time - ele não pode jogar a Champions League, por que já entrou em campo nessa edição pelo Manchester City - o Milan se armou com o trio Boateng, Balotelli e El Sharaawy na frente. No meio-campo, o trio Nocerino, Muntari e Montolivo. Com o último jogando mais atrás dos outros dois, na posição de primeiro-volante criador. Na lateral esquerda, o destro De Sciglio, acompanhado de Mexès, Zapata, Abate e Abbiati, que também estavam no jogo de meio-de semana. Ambrosini, um dos melhores em campo contra o Barça, só entrou bem no final, para ser aplaudido.

A Internazionale se armou com uma linha de 4 - Não é incomum vê-los utilizarem três zagueiros. Zanetti, destro, foi utilizado na lateral esquerda, com Juan, Ranochia e Yagatomo completando a linha de defesa. Handanovic o goleiro. A frente, outra linha de quatro com - da esquerda pra direita - Alvarez, Cambiasso, Gargano e Guarin. Na frente, Palacio e Cassano.

A Internazionale começou o jogo melhor, mas o Milan ainda no primeiro tempo conseguiu controlar o jogo, dominando as ações e criando várias oportunidades. Converteu uma, mas desperdiçou várias. Na volta para o segundo tempo, a Internazionale corrigiu erros de posicionamento e o Milan tirou o pé do acelerador, sofrendo o gol de empate.

---

O grande jogador da temporada do Inter chama-se Guarin. E foi com ele que, nos primeiros minutos do jogo, o time nerazzuri criou algumas chances. Jogando aberto pela direita, ele driblava De Sciglio e cruzava para servir Palacio e Cassano. Após esse bom momento, o Milan conseguiu impor seu jogo, fazendo valer da sua superioridade numérica no meio campo. Nocerino e Muntari se batiam com Gargano e Cambiasso. Balotelli prendia os zagueiros. Se aproveitando o espaço criado entre as linhas interistas, Boateng saía da ponta direita e vinha para o meio, virando o trequartista rubro-negro. Foi numa jogada assim, que Boateng serviu El Sharaawy, que fez o gol de três dedos.
Além disso, Palacio não acompanhava direito Montolivo, criando situações de 4x2 no meio, quando Alvarez e Guarin tentavam ajudar, os laterais do Milan aproveitavam bem os espaços deixados. A pressão rubro-negra era intensa, com a Inter não conseguindo acompanhar a velocidade de De Sciglio e El Sharaawy pela direita de sua defesa. Guarin e Yagatomo estavam perdendo feio a batalha por ali. Assim, repetidas vezes De Sciglio deixou Guarin pra trás para deixar Balotelli na cara do goleiro, com Handanovic salvando algumas e o italiano desperdiçando outras.

É de notar-se também o movimento síncrono do time do Milan quando Boateng sai da ponta pro meio. Nocerino abre pela direita, e Muntari recua para formar a dupla com Montolivo, assim, o time não se desequilibra. Entretanto, se aproveitando desse movimento, Cambiasso começou a sair pro jogo, indo pra ponta-esquerda, sem ser acompanhado nem por Nocerino, que estava na ponta, nem por Muntari, que seguia Gargano. Com Abate acompanhando Alvarez, sobrava pra Montolivo, que chegava atrasado e cometia faltas. O primeiro tempo acabou com a Inter equilibrando e criando algumas chances pelo lado esquerdo com Cambiasso, Alvarez e Palacio, um trio de argentinos.

Para o segundo tempo, o técnico da Internazionale trocou os destros Yagatomo e Zanetti de lado, de forma a reforçar o lado direito, já que o veterano argentino é mais forte na defesa, além disso, diminui os espaços entre as linhas e pediu para Palacio ficar mais atento a Montolivo. Com isso, a pressão rubro-negra diminuiu e, de fato, a Inter voltou pressionando. Guarin, repetindo Boateng, veio jogar mais no meio, atraindo De Sciglio, que deixou espaços generosos às suas costas, aproveitado por vezes por Palacio. O jogo continuou mais morno e equilibrado que o primeiro tempo.

Até que aos 23 minutos, o técnico do Inter fez mais uma mudança no seu time. Retirou Cambiasso e colocou Schelloto para jogar na ponta-direita, com Guarin indo jogar ao lado de Gargano no meio. 2 minutos depois, Yagatomo cruzou da esquerda e Schelloto cabeceou para marcar o gol de empate. As duas alterações táticas do técnico Andrea Stramaccioni surtiram efeito e o jogo ficou parelho. Depois disso, o jogo ficou equilibrado. O Milan tocou mais a bola, mas a Internazionale negou espaços.

Saíram Boateng, El Sharaawy e Muntari - este último bem no fim do jogo - e entraram Niang, Bojan e Ambrosini nos seus lugares, respectivamente. Nenhuma grande alteração tática. Do lado do Inter, ainda saiu Ricky Alvarez para a entrada de Kuzmanovic, que jogou de primeiro volante, primeiro formando um trio com Guarin e Gargano no meio, e depois com Guarin indo pra ponta-esquerda. Chivu entrou no lugar do japonês Yagatomo.

Com poucas chances criadas, o jogo terminou empatado. O resultado não é bom para nenhuma das duas equipes, que ainda tentam perseguir a Juventus na briga pelo Calcio. O Milan, entretanto, pensa mais no jogo da volta contra Barcelona, enquanto o Inter pegará o Tottenham pela Liga Europa. Sem derrotas, sem crise.

0 comentários:

Postar um comentário